Apoio

Incentivo

Realização

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone
  • Mail-Icon-White-on-Grey
Logo PMIC 2018_POLICROMIA.png
LOGO_UFU.png
Logo Casa da Cultura.jpeg
logo CEU.jpg
1200px-Flag_of_Great_Britain_(1707–1800)

SOBRE O ENCONTRO

2° Encontro de Performance em Flauta Doce de Uberlândia

De 25 a 28 de setembro de 2019

 

O encontro é idealizado pela ASSOCIARTE, e tem por objetivo promover a reunião de flautistas para o aprendizado e desenvolvimento musical, compartilhamento de experiências e técnicas interpretativas.

 

A programação será composta por atividades como:

  • Master classes

  • Palestras

  • Concertos

  • Orquestra de flautas formada pelos participantes do Encontro

  • Oficinas de Cravo e Traverso Barroco

O foco do encontro será a performance, prática e execução musical com a Flauta Doce, de forma que os participantes são encorajados a tocar, ouvir e aperfeiçoar aspectos relacionados à interpretação musical.

 

A temática do Encontro se centra na atuação da Flauta Doce como instrumento solista e também camerístico, com atividades que abordarão temas como a música antiga, música erudita brasileira, e arranjos para orquestra de flautas. Os instrumentos Cravo e Traverso barroco também terão oficinas próprias.

 

Artistas internacionalmente renomados como António Carilho (Portugal), David Castelo (Universidade Federal de Goiás), Robson Bessa (Universidade federal de Minas Gerais), Renata Pereira, Geisa Felipe (Universidade Federal de Uberlândia) e Duo Brasil (Uberlândia) se apresentam em recitais e concertos, além de desenvolverem atividades didáticas do Encontro.

 

O evento é possibilitado pela Prefeitura de Uberlândia pelo incentivo da Secretaria de Cultura de Uberlândia, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

Organizadores

Andressa Leite – Produção

 

Iniciou seus estudos musicais em flauta doce no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, aos nove anos de idade. Desde então tem participado de diversos eventos nacionais e internacionais de música, tendo se apresentado no Brasil, Uruguai, Estados Unidos, Portugal e Bélgica.  Concluiu no ano de 2007 o curso técnico profissionalizante em flauta doce no Conservatório Estadual de Música de Uberlândia, no qual foi professora de Flauta Doce.

Graduada em Administração de empresas pela Faculdade de Marketing e Negócios no ano de 2012 e MBA em Controladoria e Finanças pela Faculdade Pitágoras em 2018, foi integrante do Grupo Doce Harmonia por mais de oito anos, com o qual realizou diversas apresentações e espetáculos. Atua profissionalmente na área de produção e gestão financeira de projetos culturais e sociais, na qual possui mais de sete anos de experiência.

É membro fundadora da ASSOCIARTE.

Romes Jorge da Silva Júnior – Direção Artística

 

Concluiu o curso técnico profissionalizante em Flauta Doce e Flauta Transversal no conservatório de Uberlândia, instituição na qual atuou como professor de ambos os instrumentos entre os anos de 2009 e 2011.

Se apresenta constantemente de festivais de música nacionais e internacionais, tendo organizado e participado de eventos em países como Bélgica, Holanda, Itália, Estados Unidos, Portugal e Uruguai. Em sua carreira artística recebeu diversas bolsas de estudo para o intercâmbio cultural, destacando-se prêmios concedidos pelo Ministério da Cultura (MINC), Secretaria de Cultura de Minas Gerais (SEC-MG) e American recorder Society (EUA).

É também bacharel em Direito e Administração e atua como Administrador na Universidade Federal de Uberlândia. É aluno do programa de Mestrado em Administração pela Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN-UFU) e busca atuar na área de gestão de projetos culturais.

É membro fundador da ASSOCIARTE.

Ana Carolina de Oliveira – Comunicação

 

Realizou seus estudos musicais em Flauta Doce no Conservatório Estadual de Uberlândia, e desde então tem participado em eventos diversos, como recitais, congressos, audições e concursos de música. Foi integrante do Grupo Doce Harmonia, por mais de dez anos com o qual realizou diversas apresentações, espetáculos e gravação de CDs, incluindo uma turnê no Uruguai. Participou de vários concursos, tendo recebidos muitos prêmios, inclusive 1°lugar e Menção Honrosa na interpretação da música barroca. Participou em de diversos eventos nacionais e internacionais de música, tendo se apresentado no Brasil, Uruguai e Portugal. Em sua trajetória foi orientada por diversos professores, dentre eles Alice Pereira Pacheco, Alexandre Zilahi, António Carrilho, Karla Dias, e outros.

Atualmente atua como Assistente Administrativo na Prefeitura de Uberlândia e desenvolve atividades de produção cultural.

 É membro fundadora da ASSOCIARTE.

Rafael Augusto da Silva – Coordenação Pedagógica

 

Iniciou seus estudos musicais em flauta doce no Conservatório Estadual de Uberlândia, aos dez anos de idade. Desde então tem participado em eventos diversos, como recitais, congressos, audições e concursos de música.

Concluiu no ano de 2007 o curso técnico profissionalizante em flauta doce no conservatório de Uberlândia. Foi aluno na classe do professor Dominique Vasseur no conservatório regional de Lille (França), onde estudou também fagote e conquistou diploma de ‘3ème niveau’ com menções e felicitações do júri (2013).

Ao longo de percurso musical buscou aperfeiçoamento em festivais no Brasil e exterior, e foi também músico convidado em concertos e festivais. É aluno do programa de doutorado na Faculdade de Engenharia Elétrica (FEELT-UFU).

É membro fundador da ASSOCIARTE.

Contrapartida Social

Como proposta de contrapartida social, serão realizados 4 concertos didáticos com o grupo Flaut’arte, para alunos de escolas públicas da rede municipal de Uberlândia.

As atividades serão oferecidas de forma gratuita, com o objetivo de apresentar o instrumento, e desta forma proporcionar o envolvimento musical dos alunos e incentivar o interesse em aprender instrumentos musicais.

Escolas Participantes

Escola Municipal Professor Valdemar Firmino de Oliveira

Escola Municipal Jacy de Assis

Escola Municipal Presidente Itamar Franco

Escola Municipal Guarda Antônio Rodrigues

Grupo Flaut'arte

 

O Grupo de Flautas doces Flaut'arte preza antes de tudo pelo companheirismo entre os integrantes. O fazer musical para nós é alegria, respeito, dedicação, compromisso e principalmente amor pelo que escolhemos fazer. Através de nossa música, esperamos despertar o que tem de melhor em nós e consequentemente nas pessoas que nos assistem.

 

 

A Associação Livre de Arte, Educação e Cultura – ASSOCIARTE, é uma instituição sem fins lucrativos dedicada à promoção de atividades culturais e artísticas na cidade de Uberlândia/MG.

Inicia suas atividades em 2018, com a produção do 1° ENFLADU, e pretende desenvolver projetos sociais voltados para a educação musical de crianças e jovens, assim como fomentar o meio artístico de Uberlândia.

Como contrapartida do 1° Encontro de Performance em Flauta Doce de Uberlândia, a associação promoverá oficinas de iniciação musical com flauta doce para crianças do ensino fundamental em escolas municipais de Uberlândia.

Para saber mais ou contribuir com ideias e projetos, entre em contato.

  • Facebook
  • Instagram

Ficha Técnica

Andressa Leite - Coordenação Financeira | Produção
Ana Carolina - Assistente de Produção | Comunicação
Rafael Augusto - Produção Executiva | Coordenação Pedagógica
Romes Jorge - Coordenação Geral | Direção Artística

António Carrilho - Artista Convidado
David Castelo- Artista Convidado
Robson Bessa- Artista Convidado
Geisa Felipe - Artista Convidado

Renata Pereira - Artista Convidado

Betiza Landim- Artista Convidado

Daniela Carrijo - Artista Convidado

Grupo Flaut’arte – Conjunto convidado